O Blues tem uma origem humilde. Sem dúvida sua raiz é africana com uma expressão musical que tinha por função expressar a dor e a vida difícil dos escravos americanos trabalhadores da colheita de algodão no Delta do Mississipi nos anos de 1800. A noite, nas senzalas, seus cantos e rítimos melancólicos contavam a história de um dia difícil de trabalho, de sonhos de liberdade, de maus tratos, cultuavam a Deus ou contavam histórias de amores perdidos por conta da escravidão.
Com instrumentos rudimentares como tocos de árvores, pedaços de gravetos e banjos ou violinos, certamente doados por seus senhores, e composições muitas vezes improvisadas, cantavam e tocavam na tentativa de trazer a energia para a "alma" para que pudessem enfrentar outro dia difícil. O termo Blues pode ser tratuzido como sofrimento, melancolia e alguns artigos o traduzem como "fossa".
Com o fim da Guerra civil e a libertação dos escravos em 1º de janeiro de 1863, por Abraham Lincon, muitos escravos se sentiram obrigados a abandonar a vida do campo e migrar para as cidades. Nessa época o Exército Americano, de posse de vários instrumentos de sopro, que eram considerados sobra da Guerra Civil, optou por doar aos negros. Estes de posses destes instrumentos foram tentar a sorte na cidade grande. Tendo a expectativa de melhora de vida, submentendo-se a sub-emprego, enfrentando as agruras de uma falsa liberdade o negro agora se vê como um "sofredor" na cidade. Agora expressa sua dor nas músicas falando da fome, a falta de emprego e dinheiro, o preconceito racial e claro desilusões amorosas. Sem encontrar condições sociais de sair de sua vida difícil o negro buscou refúgio na fé um atenuante de sua dor. Seu canto em muitas vezes melancolicos e outras vezes ritimados cultuavam a Deus e passaram a ser parte integrante das igrejas negras da região em que habitavam. Agora eram também conhecidas como música da alma ( Soul Music ). Com o passar dos anos a SOUL MUSIC e as músicas melancolicas do Blues caem no gosto de todos os habitantes da região. Agora tanto negros quanto brancos passam a admirar a beleza da sonoridade desse maravilhoso gênero musical chamado BLUES!
Nenhum comentário:
Postar um comentário